Instituto Pensar - PSB e mais oito partidos definem ato unificado contra Bolsonaro dia 2 de outubro

PSB e mais oito partidos definem ato unificado contra Bolsonaro dia 2 de outubro

por: Michelle Portela


Foto: PSB na Câmara

Socialistas e representante de outros oito partidos da Oposição ao governo estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (15) para criar uma Frente Ampla para combater o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a quem creditam ataques à estabilidade da democracia no Brasil. O grupo se reuniu na Câmara dos Deputados.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou do encontro que definiu a data de novos atos em defesa da democracia.

Além do PSB, participaram lideranças do PT, PDT, PSOL, PCdoB, REDE, PV, CIDADANIA e SOLIDARIEDADE, que definiram pela articulação de novos atos públicos contra o governo Bolsonaro, mas, principalmente, por ações do grupo na Câmara dos Deputados.

Leia também: Dia da Democracia: Barroso afirma que populismo, extremismo e autoritarismo ameaçam democracia

O objetivo foi unificar ações do campo da oposição e do centro em resposta aos ataques antidemocráticos cometidos pelo presidente Bolsonaro no dia 7 de setembro. Juntos, os nove partidos formaram um comitê pró-impeachment e agora vão articular a adesão de membros de outras siglas de centro e centro-direita, como PSD, PSDB, MDB e DEM, além de movimentos sociais e artistas.

A primeira decisão do comitê foi pela convocação conjunta do grande ato Fora Bolsonaro programado para o dia 2 de outubro ? de manhã por todo o Brasil e à tarde em São Paulo ? com a participação de governadores e prefeitos, tendo como bandeiras a defesa da Constituição, da vida e do meio ambiente e o combate à fome, inflação e desemprego. Outra manifestação nacional já está sendo mobilizada para o dia 15 de novembro, data que celebra Proclamação da República do Brasil, assim como um ato amplo na Câmara dos Deputados, ainda sem data definida.

Gervásio Maia (PSB-PB) foi às redes sociais anunciar a nova estratégia.

Também estiveram na reunião o líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), os líderes dos partidos Bohn Gass (PT), Wolney Queiroz (PDT), Danilo Cabral (PSB), Talíria Petrone (PSOL), Renildo Calheiros (PCdoB) e Enrico Misasi (PV); e os presidentes dos partidos Gleisi Hoffman (PT), Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB), Juliano Medeiros (PSOL), Luciana Santos (PCdoB), Wesley Diógenes (Rede), Paulinho da Força (Solidariedade), Roberto Freire (Cidadania) e José Luiz Penna (PV).

Milton Coelho (PSB-PE) também integra a Frente Ampla.

Bira do Pindaré (PSB-MA) pediu adesão aos atos programados para o próximo dia 2 de outubro, numa frente ampla pela democracia, contra Bolsonaro.

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Marcelo Freixo (PSB-RJ) já convoca a militância socialista para os ato no dia 2 de outubro, especialmente em todas as capitais brasileiras. "Porque Bolsonaro é uma ameaça à democracia?, finalizou.

Diversos parlamentares de esquerda que integram a Oposição foram às redes sociais defender a mobilização.

Rodrigo Dias, presidente do PSB do Distrito Federal, também convocou a militância para os atos unificados da Frente Ampla de partidos.

Com informações das assessorias



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: